Dia de Suspiros



O dia de ontem, como dizia minha avó, foi de suspiros. Não fiquei pelos cantos suspirando. Foi dia de comer suspiros. No Rio chamamos 'suspiros', mas em outros cantos do Brasil sei que chamam de 'merengues', uma forma assim, mais internacional. Mas eu sou muito local, então chamo de suspiros que é um nome lindo, e uma palavra também linda.

A receita do suspiro é da mamãe, da minha mamãe. Cresci comendo estes suspiros, com raspinhas de limão e o miolinho bem macio. Eu exagerei um pouco na quantidade das raspas de limão e ficou puro limão, mas eu gosto. O Pero gostou também, mas ele gosta de tudo. Tá para aparecer uma comida que este homem não coma. Enfim, as fotos e a receita:






Suspiros da Dona Daisy (sem cremor tartar!)


5 claras
25 colheres de sopa de açúcar ( a regra diz 5 colheres de açúcar por clara, para dar o ponto!)
1 colher de sopa bem cheia de maizena (tá, amido de milho)
Raspas de limão (tem gente que faz com aroma de baunilha, mas non mi gusta!)


Como:

Bater as claras com o açúcar com a batedeira até ficaram em neve, bem duras, em picos altos. Se for o caso, bata em um recipiente a prova de calor sobre uma panela de água fervente ( o famoso banho maria). As claras batidas em banho maria adquirem uma consitência intensa mais rápido.

Depois que estiver no ponto de suspiro adicione a maizena e as raspas de limão e mexa com uma colher de pau, silicone ou outro tipo qualquer, para incorporar os últimos ingrediente.

Forre uma forma com papel manteiga e forme os suspirinhos com uma colher ou com o saco de confeiteiro deixando um certo espaço entre eles pois o suspiro vai crescer um pouco. Eu faço os suspirinhos com colher, enrolando para formar os picos, como minha mãe fazia. Acho que fica mais caseiro.

Assar por 12 a 15 minutos a 180C. Não deixar queimar embaixo. Suspiro sai do formo um pouco mole por dentro mas vai endurecer quando esfriar.

Bom apetite.

Comentários

Valentina disse…
Ah, mais que lindos os suspiros da tua mamae.Também so conheço como suspiros no Brasil.Não sabia que chamávamos também de merengue.
Unknown disse…
Menina acabei de fazer tua receita de suspiro ficou demais. Obrigada por partilhar eu vinha a tempos tentando e essadeu super certo obgda Deus te abençoe!!!!
Unknown disse…
Logo que tirei do forno murchou porque será?

Postagens mais visitadas