Minha salada favorita



Eu insisto que sou uma moça simples, uma pessoa que aprecia com prazer as coisas simples da vida, sem muita loucura, sem muito investimento e sem muito rebuliço.

Gosto de pão com manteiga e café com leite, arroz com feijão, goiabada com queijo, caldo de cana com limão, açaí batido com banana, samba de raiz, zabumba-triângulo-e-sanfona, mate gelado com pão de queijo em São Paulo, mate gelado com biscoito Globo doce no Rio, sorvete de abacaxi da carrocinha azul, milho cozido na estação das barcas na Praça 15, acarajé de baiana, pipoca doce, churros del Uruguay e cuzcuz de côco da praia da Barra da Tijuca.

Claro que do alto da minha simplicidade eu saberia aproveitar cada detalhe de uma refeição no El Bulli, assim, no dia em que eu conseguir um assento ali eu vou curtir cada uma das 46 colheradas da cozinha tecno-mono-pseudo-pop-supra-celular de lá. Tudo isso para dizer que eu gosto de saladas simples, simplérrimas, tipo aquelas de PF (prato feito) em Búzios ou Saquarema. Alface, tomate, palmito e cebola com molhinho vinagrete para mim está mais do que bom.

Mas minha salada favorita é ainda mais simples que as de PF: espinafre e maça verde e eu não quero mais nada. Tá, um pouquinho mais do que apenas folhas bem lavadas de espinafre e lascas de maça verde. Adicione também umas lascas do melhor queijo parmesão que o dinheiro pode comprar, um punhado de croutons feitos em casa com bastante azeite e alho e um molho supimpa (também caseiro) e aí eu não preciso de mais nada para ser feliz.

A salada favorita leva:


Folhas de espinafre fresco bem lavadas e secas;


Pedaços de uma maça verde inteira;


Lascas generosas do melhor queijo parmesão que o dinheiro pode comprar


Croutons feitos em casa com azeite e bastante alho;


e um molho supimpa, receita abaixo.


Molho para salada verde:

Uns 3 ou 4 filezinhos de anchovas peruanas, aqueles do copinho
Uma colher de mostarda da sua preferência, usei a francesa dijon
Uma colher do seu vinagre favorito, usei balsâmico
4 ou 5 colheres de seu azeite extra virgem favorito
Um punhado de queijo parmesão ralado na proporção do tamanho das colheres usadas
Sal e pimenta a gosto
Um dentão de alho

Esmague, processe ou liquidifique todos os ingredientes e sirva sobre as folhas. Depois de batido transfira o moho para um vidro de geléia lavado e guarde na geladeira. Só coloque o molho na hora de servir a salada. Antes de usar dê umas chacoalhadas no vidro com o molho e só então coloque o molho na salada.

Obs. Use a colher do tamanho que você preferir, mas mantenha as proporções.



Delicinha, viu?

Comentários

Cláudia,
Supimpa sua saladinha.
Como você, também fico feliz com as coisas simples, muitas delas iguais às que você mencionou: arroz com feijão, goiabada com queijo, pão com manteiga (principalmente o francês, quentinho se possível) ...
Beijos
Claudia Lima disse…
Esta salada deve ficar ótima! Eu gosto muito de acrescentar frutas às saladas.
Bjs :)

PS: Aqui tem palmito sim!
Edilia disse…
Cláldia, é a primeira vez que entro no seu blog, gostei desta salada parece ser muito boa,já guardei a receita para fazer.
Edilia
Claudia disse…
Heloísa,

Tento manter tudo o mais simples possível, acho que os resultados mais reconfortantes. Bj.

Clauzinha,
Frutas nas saladas são ótimas mesmo. Não faço salada sem frutas. Dá um frescor único, principalmente se não há palmito. Bj.

Edilia,
Teu blog é fantástico, nunca vi tantas delícias da minha infância juntas num lugar só. Amei. Obrigada pela visita.

C.
Isabel disse…
Essa mistura de simplicidade e requinte é uma maravilha. Eu, apesar de achar que as coisas simples são as melhores da vida, também não me recusaria a comer no famoso restaurante catalão. Mas a simplicidade com aquele toque de luxo dá outro brilho à vida, sem dúvida.
Esses croutons: é luxo só!
Bjs
Gina disse…
Também sou adepta da comidinha simples. Sempre adorei um café com pão quentinho, daquele de padaria mesmo..., mas estou numa fase de comer pão integral.
Procuro mesclar o simples com os ingredientes mais sofisticados de vez emquando. Por ex. o queijo parmesão de boa qualidade não tem comparação...
Identifico-me com você quando fala desse "sabor saudade".
Bjs.
Acreditas que nunca comi espinafre cru? hehehe Adoro saladas com croutons, e gosto de molhos com iogurte misturado.
Tenho que provar os espinafres, fiquei curiosa.
Bjs
Moira
Glau disse…
Clauzinha, tbém sou fã de um PF lotado de cebola.. curto até o bafinho pós refeição..

Eu tbém nunca comi espinafre cru, acredita? quando vi esta sua salada, lembrei daquela sua torta com massa folhada, espinafres e tomate.. faz um tempão que comprei a massa folhada pra fazer e até hj a massa está lá no congelador!

bjo querida

Postagens mais visitadas