As cores como consolo e um financier de pistache




Eu detesto outono, acho uma tristeza esta estação e um desperdício de energia. Mas assumo que acho as cores do outono lindas, principalmente quando o sol aparece, o que aconteceu ontem e hoje, deixando o cenário ainda mais bonito. Enquanto as folhas não caem deixando as árvores totalmente carecas, semi-mortas, eu me delicio com as folhas amarelas e vermelhas. São lindas, uma paleta de cores fantástica. As folhas me lembraram os pistaches que eu andei descascando esta semana...




Me ocorre uma pergunta: dentre as nozes que você ama qual a que você mais detesta? Eu detesto amar pistaches e sempre consigo me cortar com aquelas casquinhas afiadas e não há como eu descascar pistaches sem me machucar. Claro que eu detestaria ter que descascar outras nozes, mas a maioria delas eu compro já sem cascas. Os pistaches, bem, os descascados além de salgados demais são vendidos em pequenas quantidades como aperitivinhos e não vale a pena comprar. Em grandes quantidades eu preciso comprar pistaches com casca e limpar tudo com as minhas mãozinhas. Per sempre ajuda, mas aí é que está...



Estamos organizando uma festa surpresa para o nosso heroí na próxima semana e nas horas vagas, durante o dia, eu já estou preparando e congelando uma série de delicinhas que resistem super bem quando congeladas. Como a idéia é uma festa surpresa não dá para pedir ajuda, certo? E as crianças ainda não estão em condição de descascar pistaches. Vocês ainda vão ouvir muito mais sobre os preparativos para a festa que está deixando as crianças eletrizadas, vai ser uma loucura. Entre outras coisas eu congelei algumas massas de tortas, que ainda não decidi o que vão se tornar e duas fornadas de financiers de pistache que resistem super bem no freezer, mesmo com frutinhas no topo. Basta retirar do freezer na véspera da festa, deixar descongelar em temperatura ambiente e polvilhar um açúcarzinho sobre os bolinhos na hora de servir.



O povo todo por aqui ama os financiers, impressionando o sucesso que estes bolinhos fazem. As frutas dão um toque especial aos financiers, e com o freezer ainda cheio de frutas eu estou usando as framboesas onde posso. Além dos bolinhos eu fiz sorvete de framboesas com iogurte e mel e ficou uma delícia. Estou totalmente fissurada nos meus sorvetinhos caseiros. O único problema é que os sorvetes não ajudam a esvaziar o freezer, muito pelo contrário... Apesar do frio eu estou adorando meus sorvetes o que deixa as claras o meu espírito do contra já que a tendência é experimentar receitas de sorvetes durante o verão... Ia apresentar um sorvetinho com esta postagem, mas as fotos desta tarde de sol furaram a fila...




Financier de pistache com framboesas


100 gramas de manteiga
1/2 de copo de 250 ml de farinha de pistaches sem sal
3/4 copo de 250 ml de farinha de trigo
1 copo de 250 ml de açúcar de confeiteiro
4 claras
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
1/2 copo de framboesas (frescas ou congeladas)

Como:


Unte com bastante manteiga e reserve 12 forminhas de tortinhas, empadas ou tarteletes. Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e deixe a manteiga cozinhando em fogo baixo até ficar bem dourada, cerca de 5 minutos, mas muito cuidado para não deixar a manteiga queimar e para não se queimar já que a manteiga em geral espirra. Fique ao lado, de olho na manteiga e quando estiver dourada retire do fogo, coe para remover os sólidos da manteiga e reserve em temperatura ambiente. Deve render umas 85 gramas de manteiga dourada.

Num processador triture os pistaches sem sal, com o açúcar e a farinha de trigo. Peneire tudo num pote grande. Em um outro pote bata bem os claras até começarem a espumar e adicione a mistura de farinhas, aos poucos, às claras batidas e vá mexendo com a colher de pau, ou espátula, para incorporar. Adicione a baunilha e continue mexendo para incorporar. Por fim adicione a manteiga dourada e mexa com todo cuidado até incorporar toda a manteiga à massa. Mexa suavemente até que toda a manteiga seja absorvida pela mistura, pode demorar alguns minutos para incorporar totalmente.

Divida a massa nas forminhas preparadas, ou numa forma única preparada sem encher demais as forminhas. Encha apenas metade das forminhas com a massa, ou um pouco mais, e coloque uma ou duas framboesas. Asse as forminhas em forno pré-aquecido a 180C por 15 minutos ou até que enfiando um palito o mesmo saia seco. Cuidado para não assar demais e deixar os bolinhos muito duros e secos!


Comentários

Carolina Andrade disse…
Que travessinhas são essas...que mimo Clau, devem ter ficado muito bons! Beijo Grande
Gina disse…
Essas pequenas tentações estão sempre me convidando a ir pra cozinha. É só adaptar as frutinhas e pronto.
Uma paisagem dessa da janela, num dia de sol, faz bem à alma.
Por falar nisso, aqui também fez um dia lindo de sol, inacreditável... rsrs! E não é que esqueci de tomar sorvete! Amanhã pode ser que a temperatura caia extremamente, coisa bem comum por aqui e já não me atraia tomá-lo...
Eu visitaria seu blog todo dia só pelas imagens, e também só pelas receitas!
Adoro!

Bjs
Luciana disse…
Cláudia, ficaram lindas demais as suas fotos, também amo as cores do outono, uma beleza, mas parece que aí tá mais bonito ainda do que aqui.
Ontem também fez sol aqui, aliás, já tem uns dias que a chuva deu uma trégua, e aproveitei pra passear e fazer uma fotos também, muito bom.
Vou adorar acompanhar os preparativos da festa e ver as receitas. Não sei qual das nozes eu menos gosto, mas não como muito pistache, talvez seja pistache.

Beijo
♥ mesa para 4 disse…
Eu adoro o Outono e o Inverno, por mim não havia mais estações hehe
As tuas fotos estão lindas :D
Não gosto de descascar pistachios ugh, e gosto das nozes todas...já descascadinhas :D
Os teus financiers estão muito bonitos e aposto que muito sabororsos :*
Cláudia Marques disse…
Cláudia,
Que belo céu azul!

E essas árvores estão magníficas, aqui muito poucas passam por essa fase, normalmente as folhas começam logo a cair à medida que vão amarelecendo. Essas árvores tão amarelinhas, ainda carregadas de folhas, são um espectáculo!

Eu gosto do Outono, mas aqui estamos com 20 graus, isso faz toda a diferença... :)

(Obrigada pelo mail)

beijinhos
Claudia disse…
Carol,

as forminhas pequenas são umas delicinhas e super fáceis de usar e lavar, vão todas na máquina de lavar louça. Eu já perdi tantas forminhas para ferrugem que adoro formas de vidro e porcelana.

Gina,

aqui a casa tem aquecimento e acendemos a lareira toda noite talvez seja por isso que eu tomo mais sorvete no inverno. Agora em Curitiba, minha nega, o frio em outubro é de doer, falo porque já experimentei...


Tatiana,

obrigada, tem dias que eu estou mais inspirada para fotografar, editar e publicar fotos, em outros nem tanto, você precisa vir aqui sempre então (risos)...


Lu,

A chuva deu uma tregua aqui também já tem uma semana que não chove e faz sol todos os dias, uma beleza e uma inspiração, mas o frio já está intenso, menina, 3C, 4C... doi

Mesoca,

Eu sei que você é da turma Outono-inverno, é assim mesmo, somos todos diferentes, aí é que está a graça. Já os bolinhos ficaram ótimos e no fim justificam o esforço de descascar tantos pistaches.

Cláudia,

Nosso outono é frio demais, já está fazendo 2C, 3C e 4C e as crianças saem pela manhã todos vestidos e carregados de roupas. Mas eu ainda vejo o lado estético desta estação que tem uma luz e umas cores de outro mundo. Já o inverno, bem, não há lado positivo na coisa se você não for produtor de esquis...

Beijos a todas,

C.
Anônimo disse…
Que lindas as paisagens!! E os bolinhos .... hummmmmmmmmmm Beijos
Isabel disse…
Já tinha visto no blog da Luciana essas lindas cores do Outono Norueguês e aqui mais uma vez eu digo: Lindo!
Adorei a igrejinha também. Todo esse ambiente é muito nostálgico e mágico nas fotos, mas imagino o desconforto dos 2º em Outubro. Valha-vos a paisagem para vos animar!
Nunca consegui fazer uma festa surpresa para ninguém. Deve ser muito divertido para as crianças mas também muito trabalhoso para você.
Mas pelo exemplo dos financiers essa festa vai ser um sucesso, tenho a certeza.
Bjs
Elisabete disse…
Um post magnífico com as belíssima cores do Outono.
Seus financiers ficram magníficos, deliciosos, lindos.
As formas são maravilhosas, deram uma forma ao bolinhos linda.
Susana Gomes disse…
Cláudia, que fotos lindas!
Seja Outono, Verão, Primavera ou Inverno, a natureza sempre nos maravilha com este espectáculo de cores maravilhoso.
Uma beleza.

Adorei as formas.
E apesar do memorável gelado de pistáchios que fiz em casa, só de pensar na trabalheira que foi descascá-los para fazer a pasta, dá-me preguiça de repetir...

Vai sair festa das boas! :)
Noémia disse…
Eu adoro o Outono e fiquei encantada com as cores dessas árvores.
Claro que os bolinhos estão um espectáculo, também!:)
Claudia Lima disse…
Em Utah, onde eu morava anteriormente, as arvores se cobriam de amarelo, laranja e vermelho no outono. Era lindo demais. Sem se falar na temperatura perfeita.
Para mim outono e perfeicao!
Os financiers ficaram super bonitos feitos nestas tigelinhas. Adorei o formato.
Como vc congela? Eu gostaria de congelar, mas sempre evito por causa do gosto que fica.
Esta festa vai dar o que falar e o que comer, pelo visto. Somos os convidados virtuais! :)
Bjs :)
Cininha disse…
Olá claudia
Pois eu adoro o outono, pela temperatura e pelas cores também, por aqui a temperatura de outono é muito agradável.As suas fotografias ficaram o máximo e essa paisagem da sua janela é um encanto.
As forminhas são lindas e os bolinhos ficaram lindos também:-)
Sandreane disse…
Cláudia, bom dia :)
Descobri o seu blog enquanto "passeava" pela net; o que me foi uma grata surpresa.
Desde então, não deixo de acompanhar suas postagens... As fotos são lindas, as receitas inspiradoras e algumas já estão anotadíssimas para serem feitas, assim que eu conseguir uma folguinha no trabalho :}
Grande abraço!
Cláudia,
Para mim que não gosto de frio, o melhor do Outono, são as cores e alguns dos produtos típicos da época.
Os seus financiers ficaram um mimo e decerto serão do agrado de todos.
Bjs e bom fim de semana
Moira
Débora - Debbie disse…
Cláudia, toda vez que visito seu cantinho, que é esse blog lindo, tenho a impressão de entrar num mundo de contos de fadas. As fotos são lindas e os textos tb. Aqui, onde moro, o calor está insuportável. Chove de vez em quando,o que para mim é um terror, pois amo dias de chuvas.O bom é que tem muitas frutas de época: manga,pitanga, acerola. As mangas colocam qualquer um numa estrada de perdição.
Beijos
Débora/Go
moranguita disse…
claudia ams que belas fotos.
que paisagens

e que bolinhos enato ainda melhores.
simples e com uma apresnetaçoa super bonita:-)
beijinhos
Verena disse…
O Per vai amar essa festa surpresa, do jeito que vc conta que ele é família e paizão!
Amo nozes, todas no geral fazem minha alegria...mas acho que as preferidas são avelãs, pecans e os pistaches...que aqui são o olho da cara...mas de vez em quando a gente faz uma extravagância!
Amei essa receita...! Lindossssss!
Beijos!
Ah, sem falar nas fotos pintadas de outono...aqui não dá para perceber tão claramente a mudança...mas lembro da Alemanha...fica tão lindo!
Beijos!

Postagens mais visitadas