Sobre Baunilha em pó e o sexto comentário premiado....


Hoje finalmente apresento aqui o nome da autora do sexto comentário selecionado. Demorei pois desde quarta feira rolaram tantas coisas aqui em casa e na minha vida que não foi possível. Um pouquinho de suspense não faz mal, né? Mas antes de apresentar o nome eu vou falar um pouco mais sobre o que é a baunilha em pó que foi sorteada.

A baunilha é retirada de um tipo de orquídea, uma orguídea que produz uma fruta que depois de seca pode ser usada como especiaria. A fruta da orquídea seca e produz uma fava, cheia de semetinhas. A fava e suas sementes concentram intenso aroma da flor e podem ser consumidos sem restrição, adicionando sabor poderoso aos alimentos, perfumes, cremes, óleos e tudo mais. A baunilha é curada, com fermentação natural e depois moída sem adição de alcool ou de coisa alguma. É baunilha pura. A baunilha em pó é produzida a partir da moagem das favas inteiras de baunilha. O resultado é um pó bem fino e extremamente aromático.
Esta baunilha é oriunda de Madagascar e foi batizada por franceses há séculos como "Baunilha Bourbon" e assim é conhecida no mundo todo.

Não dá para comparar o aroma da baunilha pura com o aroma de uma essência artificial. É como comparar um morango com a essência artificial de morango, imagina um morango de verdade e uma gelatina de morango artificial? Aquela coisa rosa pintada com sabor de bala? É a diferença entre o sabor real e o sabor artificial daquelas essências horrorosas.

O produtor alemão, desta baunilha que estou sorteando, indica que meia colher de chá de pó equivale a uma fava inteira. Eu, em geral, uso bem menos pois acho que pode ficar forte demais o sabor. Mas, para quem não está acostumado a usar baunilha em pó, ela pode ter sabeor bem diferente das essências. As essências são mais doces do que a baunilha natural.

Uma coisa sensacional é que a baunilha é naturalmente doce e ajuda na hora de evitar o uso de açúcar, por exemplo, no café com leite, no chocolate quente, no iogurte natural e ou no creme de leite na hora de bater chantilly. Ao invés de açúcar, adicione um tantinho de baunilha.

Apesar do pacote ter data de validade, a baunilha não envelhece, muito pelo contrário. O sabor fica mais intenso com o tempo, mas se conservada em local seco e em pote de vidro vedado. Por isso, coloque seu pozinho em um vidro limpo e seco imediatamente e guarde em local seco e fresco. Oxigênio e umidade são os maiores inimigos de qualquer alimento que tem vida longa...


Como e onde usar?

1. Açúcar de baunilha:

Antes de sair usando em doces, prepare um açúcar baunilhado. Coloque meio quilo de açúcar de confeiteiro num vidro limpo, adicione duas colheres de chá de baunilha em pó, feche o vidro bem fechado e sacuda bastante para misturar. Deixe o vidro descansar por pelo menos um mês de depois use o açúcar de confeiteiro temperado para adicionar sabor as mais diversas receitas adicionando uma ou duas colheres de sopa de açúcar de baunilha no lugar da essência artificial.

Você pode adicionar a baunilha em pó ao açúcar cristal, açúcar comum ou qualquer outros tipo de açúcar. Quem sou eu para decidir. Eu coloco baunilha não no açúcar de confeiteiro, mas no açúcar de cana amarelo, orgânico, não refinado que eu uso nas receitas doces aqui de casa.

2. Sal de baunilha:

Da mesma forma que baunilha pode ser adicionada ao açúcar, uma colher de chá do pó de baunilha pode ser adicionada a 250g de sal. Use sal puro, marinho, não refinado, sal grosso triturado é melhor ainda pois é mais saudável, e adicione um salzinho de baunilha as suas receitas.

3. Adicione a receitas diversas: bolos, pudins, geléias, tortas, granolas, musli, cremes, mingaus, vitaminas, leite quente, creme de chantilly, iogurte natural, coalhada etc...

4. Use de pitadinhas, se for bater um copo de leite e use uma colher de chá se for fazer um pudinzão de 2L. Meia colher de chá é perfeita para bolos e tortas.

5. Aproveite!


E finalmente o nome de mais uma vencedora. A sexta vencedora é a Ana Brasil que falou de lar, família, marido carinhoso, criança feliz e como a baunilha vai reforçar tudo isso. A gente ficou dividido muito tempo, a Ana foi unanimidade só no final, mas levou com o seguinte comentário:

Blogger Ana Brasil disse...

Aroma de baunilha para mim se confunde com aroma de LAR, aroma de bolo que invade a casa e instantaneamente faz minha filha sorrir; aroma de arroz doce que faço para o marido e que me enche de beijos por causa dessa delícia; aroma de biscoitinhos e chá, que também uso baunilha e um bom livro para acompanhar...cozinha se mistura com vida, com sentimento, com momentos e que delícia usar baunilha para intensificar tudo isso!

24 de maio de 2013 19:00
Excluir


Parabéns Ana, agora manda para mim o teu endereço, tá? Amanhã, de posse de todos os endereço, eu dispacho os pacotinhos todos! Mas a Tatiana precisa me mandar endereço dela... Do contrário eu vou precisar escolher outro comentário.




Comentários

Unknown disse…
Nossa! Como fiquei feliz com a escolha do meu comentário!!!!!
Meu endereço é:
Avenida Dedé Brasil, 3850, Bloco B, apt 101,Edifício Marambaia Fortaleza-Ceará-Brasil Cep:60741 005
Muito grata mesmo!
Aguardo ansiosa minha baunilha chegar!!! Beijocasssss
Unknown disse…
PS: Só vi que tinha sido selecionada hoje (19/06), estava muito focada nas manifestações políticas que estão acontecendo em todo país. Espero que ainda dê tempo d'eu receber minha baunilhinha!!!! :-)
Gina disse…
Cláudia,
Posso imaginar o sabor dessa baunilha!
Gostei das dicas.
Bjs.
Anônimo disse…
olá Cláudia!
ainda estou em estado de choque! muito, muito obrigada!
mandei um e-mail agora mesmo pra ti... será que pelo comentário é melhor?
rua hermann huscher 377 - ap 304 bloco b
vila formosa
89023-000 blumenau-sc
abraços de urso pra ti e tua família! tatiana
Márcio disse…
Olá!
Gostaria de saber onde posso encontrar a baunilha em po, no Brasil.
Obrigado.Abraço
Marcio
O meu já chegou, MUIIIIIIIITO OBRIGADO CLAUDIA!
Unknown disse…
Recebi minha baunilha maravilhosa!!! Muito feliz!!! Farei muitas delícias com ela!!! Muito grata!!! Beijocassss
Anônimo disse…
Olá Claudia,

Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Você gostaria de fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Wagner Silva
Tuasreceitas.com.br
Lili disse…
Cheguei até aqui pela amburana, e já digo: cheguei-saravei! Adorei!

Lili - farnel.blogspot.com
Nicole disse…
Flore, cadê tuu? =(
Que saudades...
Olá Claudia..ameiiii de paixão seu blog delicioso, espero achar uma receita para minhas doçuras...rs

bjs com carinho e grande respeito com seu DOM maravilhoso!

Tati Bonotto
Ana disse…
Cara Cláudia,

Espero que tudo esteja bem com você. Sentimos muito a sua falta por aqui...

Abraços,

Ana
NA teia da REDE disse…
Gostaria de saber onde encontro esta baunilha em pó a venda?
Unknown disse…
Olá, onde posso encontrar baunilha em pó em São Paulo! Bjs
Estou apaixonada pelo blog - mesmo adorando açúcar! hehe :) Beijos e aguardo mais postagens!
Alexandre disse…
Olá, bom dia a todos! Gostaria de comprar essa baunilha, como devo me proceder? Obrigado.
Fátima disse…
Bom dia, comprei uma baunilha em pó, nos ingredientes só tem a baunilha, acontece que ela é meio branca rosada, é assim mesmo? A fava é escura, achei estranho.

Postagens mais visitadas